Democracia é o ideal político mais universal de nossos dias. George Bush o invocou para justificar a invasão do Iraque; Obama parabenizou os rebeldes da Praça Tahrir por levarem-na ao Egito; o Occupy Wall Street alegou tê-la destilado em sua forma mais pura. Da República Popular Democrática da Coreia do Norte à região autônoma de Rojava, praticamente todo governo e movimento popular se diz democrático.
Mas o que é exatamente democracia? Existe um fio que une todas essas variações diferentes? E alguma delas pode entregar o que promete?
Nesta análise crítica, acompanhamos a democracia desde suas origens clássicas até a sua atual ascensão global. Refletindo sobre como o discurso democrático serviu aos recentes movimentos sociais nos Estados Unidos, Espanha, Grécia, Bósnia, Eslovênia e outros lugares mundo afora, concluímos perguntando o que significaria buscar a liberdade diretamente ao invés de através do governo democrático.
Este livro surgiu de anos de diálogo internacional entre participantes desses movimentos sociais. Explorando como os levantes recentes foram catalisados e limitados pelo discurso democrático, Da Democracia à Liberdade explora a diferença entre governo e autodeterminação, propondo novas formas de entender o que estamos fazendo quando tomamos decisões juntos.